29 de agosto de 2008

Pode chorar...


Chegou.Chegou o dia mau, o dia em que testo minha capacidade de ver algo de bonito em meio a tanta coisa horrível.

Nem tenho coragem de dizer o que me aconteceu, porque definitivamente existem milhares de pessoas com problemas tão piores.Pensei até em desabafar minhas tristezas com um amigo, mas logo desisti, pensando que ele me acharia boba.Sei que ele está vivendo coisas muito mais cruéis e sérias do que eu.Mas ainda tive vontade de falar com ele, para perguntar como ele consegue essa proeza.Como eu, com problemas tão menores, posso ficar tão chateada e aborrecida, e ele, mesmo com seu emocional abalado, consegue viver, seguir em frente, ser alguém agradável?

O stress, o cansaço, os meus dias ininterruptos, porque eu simplesmente não consigo desligar minha mente, ... Tudo isso me deixou pilhada...

Qual é o segredo dele? Ou qual é o meu segredo em transformar copos de água em tempestade?

Ainda não obtive resposta.

Só achei um bom motivo para agradecer: pelo choro.

O choro doloroso, o choro que te faz perder o fôlego, o choro encharca o rosto.Ele é antioxidante.Tira toda a impureza que te faz sofrer.

Os sussuros sem sentido, absurdos a qualquer ser externo, fazem todo o sentido na limpeza da alma.São os esfoliantes, que nos lixam e te colocam ao avesso... A cara transtornada, vermelha, feia é a verdadeira inversão do que estava entupido dentro de você.

Obrigada, Inventor das Lágrimas!Sei que verdadeiramente "São felizes os que choram"!

Tinha vergonha de chorar na rua.As pessoas olham para você com piedade ou estranheza.É uma cultura que parece se envergonhar da tristeza, e que na realidade, ignora as verdadeiras expressões de felicidade. Como o meu choro.

Fecho com uma bela música que expressa bem tudo isso que falamos... Um viva para as lágrimas!!


"Ah!Como é bom poder

Aos pés da Cruz

Depositar

Esse meu fardo

Pesado e árduo

De carregar

E não ter que andar

ansioso por nada, senão

a Deus tudo levar

Em grata e súplice oração

E a paz de Deus então

Mente e coração guardará

Em Cristo Jesus..."

28 de agosto de 2008

Um outro ponto de vista...

"O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
canta por entre as águas do dilúvio!"

Ainda defendo a gratidão como um diferencial para a vida.
Mas esse exerto de Cruz e Souza certamente me faz pensar...

Velho Tema I

Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada;
Nem é mais a existência, resumida,
Que é uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos,
E nunca a pomos onde estamos.

Vicente de Carvalho

(Complementando a citação feita na postagem anterior...)

27 de agosto de 2008

Debut

Minha cabeça é anti-hierarquica.Sei que cada coisa tem o seu valor, mas cada uma em sua respectiva moeda, de forma que não me arrisco a colocar algumas a cima de outras.
Certamente, na rotina, perco essa pseudo-ideologia, e me vejo trocando internet e estudos, ou exercícios físicos por uma pipoquinha no fim da tarde, sem nenhum critério. Depois vem a culpa, consequência direta da minha sutil atribuição de importância, que eu neguei no meu primeiro período.
Disse tudo isso para explicar a minha indecisão de agora: O que deveria ser o agradecimento prioritário, o motivo mais forte, o que pulsa todo e qualquer outro "agradecer"?
O que é maior que todas as coisas, o que merece a minha primeira página?
Queria tanto saber.Queria abrir o blog com chave de ouro, lágrimas das leitoras, aplausos dos leitores, reverência de grandes autores, tudo isso do alto da minha insignificância.
Pensei em agradecer pela minha santa insignificância.Mas deixo para depois.
Pensei em agradecer pela família.Pulei, simplesmente.
Podia reconhecer a grandeza de uma virtude, a nobreza de uma pessoa, podia tentar fazer algo mais engraçado... Humor nunca foi meu forte.
Pessimismo, crítica às injustiças do mundo, acho que isso eu até conseguiria.Mal, mas conseguiria.Só não o faço por duas razões: não combina com o propósito do blog e eu tenho preguiça.As injustiças me dão tédio...
Quem sabe não devia escrever e preparar o leitor para o que eu pretendo fazer aqui, invadindo o monitor de algumas casas, provavelmente a dos mais chegados...
Confesso que até seria interessante, mas só eu sei o quanto de preparação já não houve para esta primeira postagem.Adiei por querer mais do que preciso de fato: preciso começar!
Resolvi agradecer por agradecer.
Pela oportunidade de não deixar minha vida passar em branco e enxergar em tudo motivos para ser feliz.Foi Vicente de Carvalho quem disse que nunca estamos felizes pois "a felicidade está onde a pomos / e nunca a pomos onde estamos" (essa veio da memória, então pode não ser LITERALMENTE assim).
Poder agradecer me faz contente, contentada com o que tenho, satisfeita com quem eu sou.Dando créditos a minha fase, que não me deixa negar, acredito que todo o adolescente que já enfrentou, ou enfrenta, essa crise inexplicável pela sua identidade e suas interações correspondentes, sabe como é bom estar satisfeito consigo.
Tão maravilhosa é a oportunidade de reconhecer a grandeza de tudo que nos cerca, que eu dou mais um berro surdo à humanidade: Agradeça.
Não por quem ou pelo o que está recebendo o mérito.
Talvez seu sentimento jamais tenha repercussão nenhuma.E se o meu se incluir no caso anterior, reforço: não tem problema.Eu, o agente do agradecimento, só eu tenho a ganhar.
Se não bastasse o meu amadorismo, a própria linguagem em si é deficiente na hora de representar o prazer.Além disso, a prática é a melhor educadora.
Por essas razões convido qualquer um a experimentar agradecer.
E, então, experimentar, verdadeiramente, viver.