10 de setembro de 2008

Àquele que não tem preço


Ainda tenho esperança de publicar alguma coisa em agradecimento pelo tempo.Por hora, estou esperando ter melhores razões para fazê-lo, visto que eu ainda não consegui domá-lo.

É por isso que, mesmo tendo sido escandalosamente cercada de excelentes motivos para agradecer, faz algum tempo que não escrevo por aqui.

Agradeço, portanto, pela falta de tempo, que me levou a um "causo" (homenagem ao amigo, leitor e colega blogger Cézar) digno das mais sublimes honrarias... Vou tentar reproduzir aqui o acontecido com sua grandeza proporcional:

Já era tarde da noite, só que mesmo assim, estava usando o computador, claro que em slow-motion - típico de quem está caindo de sono.Quando finalmente pude desligar o aparelho, me dirigi às escadas que levam ao meu quarto, num estilo ecêntrico, a la zumbi...
Talvez os degrais teríam me custado mais se não fosse um bilhetinho que estava colado ali.
Li.
"MENC"
Ok.
Veio um segundo bilhete...
" + "
E nós subindo as escadas.Eu e a interrogação.
"ROCK"
Fim das escadas.Princípio de raciocínio.Desistência do raciocínio.Vitória do sono.
Portanto, me encaminhei para a cama.
- Ahá! Era lá onde estava deitada a chave do "enigma": um presente.
Etiqueta: "De: Tiago Para: Manuela"

Não precisei nem abrir!! Já havia entendido tudo...
Meu irmão, Tiago, havia armado uma surpresa para mim.E que surpresa!!
MENC é o nome do acampamento que nós frequentamos, assim, juntando "acampamento" com "rock", temos CAMP ROCK, o que eu chamo de novo High School Musical.Um filme da Disney, famoso pela participação da banda Jonas Brothers (os famosos quem?? rsrsrs).
Lá estava o DVD, embrulhadinho para mim.

Sim, sim... Ele me deu pistas a noite toda!Por várias vezes falou nesse filme, me perguntou se eu já tinha assistido, se eu queria ver... Neguei e nem dei muita importância para essas pequenas palavras que ele me dirigiu tantas vezes! Imagino o quão animado devia estar seu coraçãozinho e sua mente, arquitetando o angelical plano de me surpreender.Devia estar mesmo difícil conter essa novidade tão gritante.

Nós dois sempre fomos grandes companheiros.Um dos auges do nosso relacionamento foi à um ou dois anos atrás com o lançamento de High School Musical... Lembro-me de ter entrado no quarto dele ao acaso, e de me render ao romance adolescente quando tocava a música "What I've been looking for".Como tinha começado assistir no meio do filme, ele se deu ao trabalho de me integrar aos personagens e a história.

Compartilhamos do vício, fizemos loucuras para comprar dvds, cds, revistas, decoramos os passos de dança, fizemos vídeos, viramos a madrugada assistindo... Me sentia criança de novo.
Me orgulho disso...
Infelizmente, essa "nova etapa", do CAMP ROCK, não pudemos dividir.
A irmã, sem tempo para nada, não pôde parar um pouquinho nesse universo paralelo.Comecei a sentir o peso de crescer, das responsabilidades, das inseguras prioridades, que ajudam nossa consciência a tomar a rédea das nossas decisões.

Seja lá que outras milhões de coisas me afastaram e ainda vão me afastar de pessoas grandiosas, como meu irmão; como um menino de onze anos que não tem nada mais do que as próprias atitudes como exemplos de bondade, de pensar nos outros, de fraternidade e de amor; seja lá o que for isso, estou disposta a enfrentá-las todas.Porque "tem coisas que não tem preço"®

Graças a Deus porque, se meu irmão tem defeitos, ele também tem virtudes.As melhores.
Graças a Deus porque coisas tão doces ainda são o motor da minha vida.
Ainda bem que as minhas forças nunca se dissipam integralmente, mas se renovam por atitudes tão lindas, tão nobres.
Graças a Deus pela minha família.Graças a Deus pelo meu irmão.
Graças a Deus, pois o tempo tem passado, mas não tão rápido para esquecermos do amor;não tão rápida e injustamente para que eu não tenha mais essa criatura fantástica ao pé de mim.

T., muito obrigada.Quero ser mais como você.
"You rock!"

3 de setembro de 2008

Esperança

"Vestibular [adj.] 1.Concernente a vestíbulo;2.Diz-se do exame de admissão em qualquer escola superior."
Vestíbulo [sm]1.Espaço entre a via pública e a entrada de um edifício, átrio."
Tive a curiosidade de saber mais sobre essa palavra.
Vem do Latim Vestibulum que significa "entrada".

A curiosidade nasceu da hábito diário de falar no bendito vestibular.No meu contexto escolar, tudo parece girar em torno desse sacro evento, misterioso e místico, "distintivo" e definidor.
O verdadeiro interesse nesse exame é algo muito maior: o vestibular é a chave que abre as portas para o ensino superior de qualidade, para o mundo acadêmico, para a elite intelectual da nação e para os futuros formadores de opinião.
Futuro.A chave para o futuro.
Não que esse seja o único caminho.Mas é o mais ambicionado.
A seleção que acontece nessa prova acontece bem antes do momento em que o aluno senta na cadeira da universidade x e começa a responder o teste.
Com raras (e louváveis) excessões, estar pronto para o vestibular não significa ter apenas completado o ensino médio.Não qualquer ensino médio.
Eu mesma, por exemplo, entro em esmagadora vantagem.Tive "papaizinho", "mamãezinha", "vovózinha", todos investindo (acho que já chegamos a tal ponto) milhões em minha carreira.
Fui criada no curso de inglês, de teclado, de natação, academia, francês, ...
Era motivo de orgulho por minhas notas satisfatórias.
A partir desses estímulos, recebi prêmios, criaram-se oportunidades, fui recompensada e glorificada.

Mas é muito fácil quando se tem comida em casa, contas pagas, quando sua vida é exclusivamente para estudar;Quando a mãe professora e o pai advogado já dão a razão e o conhecimento o devido valor;Quando a vida já lhe deu motivos para valorizar tudo o que se recebe.

Se por um lado tenho amigos que acompanho na luta pelo seu próprio sustento e que por isso precisam adiar o doce sonho do ensino superior, também sou cercada de pessoas que, infelizmente, dentro de uma bolha, jamais tiveram a oportunidade de valorizar as oportunidades.

Entre o excesso e a escassez, fico com o melhor: a gratidão.
Reconheço que sou uma garota de sorte. "Gifted".
Não digo isso para meu orgulho.Pelo contrário, para que eu jamais esqueça do porque estou onde estou.

Outro dia, uma amiga minha me relatava uma cena que presenciou na rua, e que a fez refletir; uma garotinha dizia para a mãe, ambas no chão da calçada:
- Quando crescer, quero ser veterinária.
Quem dirá o quanto vai durar esse sonho? Quem vai contá-la que o acaso distribui oportunidades ao seu caráter?

Hoje, no jornal ESTADO, uma manchete dizia:"Brasileiro é o que tem mais esperança no futuro".
Posso não ser tudo o que eu gostaria, mas eu ainda posso mudar.Porque Graças a Deus eu tenho esperança no futuro.

2 de setembro de 2008

"Gozei, sofri, vivi! Tenho no mesmo apreço o que o gozo me deu e o que me deu a dor." Olavo Bilac