11 de julho de 2009

CARTA ABERTA AOS AMIGOS GAÚCHOS

(Esta carta foi escrita para dividir nossos sentimentos com os queridos amigos do Rio Grande do Sul e agradecê-los por tudo o que têm feito. O grupo LightHouse -veja em post anteriores- planejava uma viagem missionária até o Rio Grande do Sul, a qual foi adiada por motivos de força maior, adiada em respeito às autoridades do nosso país e ao povo que iria amavelmente nos receber)

CARTA ABERTA AOS AMIGOS GAÚCHOS
"Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês;se somos consolados, é para a consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que estamos padecendo.E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação.Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, ao ponto de perdermos a esperança da própria vida.De fato, já tinhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus que ressucita dos mortos.(...) Nele temos colocado nossa esperança de que continuará a livrar-nos enquanto vocês nos ajudam com as suas orações.Assim, muitos darão graças por nossa causa , pelo favor a nós concedido em resposta a oração de muitos."

Sinto Muito. Essa frase parece sintetizar tudo o que vivemos em relação ao projeto missionário LightHouse Na Estrada: Desde sua concepção, a viagem para o Sul mexeu intensamente com nossos sentidos. Sentimos muito, sentimos à flor da pele a veracidade e a urgência do chamado. Desde o princípio, ficou claro que não devíamos confiar em nós mesmos, mas em Deus.Vimos seu agir detalhista, cuidadoso.

"Chegou a hora de sermos o que cremos". Essa mensagem era latente, como sabiamente lembrou Tiago. Este verso marcava o posicionamento daqueles jovens que tem sido alvo imediato do amor inexplicável de Deus.Experimentar a salvação, essa alternativa que Cristo nos oferece em relação a uma existência vazia, opressora e contrária a nossa própria humanidade, provar desse padrão divino trata-se de uma experiência tão incrível que não pode ser contida. É preciso viver.É inevitável falar.É o nosso respirar [YHWH].

O amável, inesquecível e marcante contato com Kiko e Rose no TNT ONE DAY fez brotar em muitos corações o sonho de falar desse Deus que tem transformado nossas vidas num lugar inusitado. Sermos literalmente Lighthouse numa realidade a qual a maioria estava alienada, contexto pouco lembrado mas igualmente sedento da Luz. A presença desses queridos gaúchos alimentou nosso ideal e sedimentou planos de enviarmos uma missão para o Rio Grande do Sul.

Em meio a muita oração, ao preparo físico, espiritual, logístico, fomos surpreendidos com o adiamento da viagem.Mais uma vez, sentimos muito... Frustração.Derrota.Negação.Abandono.Confusão.Foi uma explosão de sentimentos, muitos, muitos sentimentos. Confesso que eu me enxerguei pequenininha, impotente, vacilava enquanto expunha a minha inconformidade diante de Deus.Sentimos muito por nossos irmãos gaúchos também.O sonho que uniu nossos corações fora abalado, bem como nossa esperança, tribulações que desafiavam nossa capacidade de suportar.

Porém, a Soberania do Deus que mobilizou pessoas tão distantes a compartilharem de um mesmo projeto, que tem tocado sua igreja segundo seu maravilhoso propósito, o poder do nosso grandioso Senhor continuou se manifestando da mesma forma.Embora "sentirmos muito", não podemos negar que Ele tem cuidado minimamente de nós.Ainda que lidemos com situações bem além do nosso entendimento, eis a hora de sermos o que cremos, eis a hora de obedecer.

Nossa esperança em relação a vocês continua firme.Nosso vínculo de oração deve permanecer da mesma forma, alicerçado na Pedra Angular que é Jesus. A presença do Espírito Santo comum a todo aquele que confessa o senhorio de Cristo, esta é a consolação que vai tratar tanto paulistas como gaúchos, continuando a boa obra na sua igreja.

O texto inicial se encontra em II Coríntios 1, do versículo 6 até o 11.A continuação da epístola de Paulo à igreja de Corinto inclusive narra um episódeo no qual o apóstolo precisou mudar seus planos. O mais importante que gostaria de deixar através dessa carta está descrito no versículo 21 e 22 desse mesmo capítulo:

"Ora, é DEUS que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo.Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir."

8 de julho de 2009

....

MENTE VAZIA OFICINA DO DIABO

Embora não passe de um ditado popular, a frase acima tem se mostrado uma das maiores verdades na nossa frágil humanidade.
A nossa faculdade de criar linguagem e tudo aquilo que nos diferencia como seres racionais, se isso tem sido marca da "superioridade" do homo sapiens sapiens, por outro lado, jaz aí também o nosso "calcanhar de Aquiles"...

Não estimular a mente, deixá-la à deriva, ainda que na justificativa de descansá-la, culmina num mal ainda pior: nossa cabeça se torna palco de pensamentos auto-imunes, capazes de comprometer a nossa sanidade mental... Quem diria, pelo simples fato de podermos pensar, podemos também enlouquecer...

Eu sou exemplo vivo disso... A exaustão me inclinou a um comportamento exageradamente inerte, me dei o luxo de pensar em nada...
Do hábito infeliz abriu-se uma lacuna para machucar a mim mesma...

Felizmente, o desfecho da minha história não é dos mais trágicos... À beira da maluquice, a oportunidade de me ocupar me salvou... Daí surgiu a necessidade de escrever sobre tal, situação no qual o agradecimento trata-se de uma responsabilidade minha para com meus companheiros, uma chance de avisar os privilegiados com o descanso: NÃO vale a pena parar de pensar...

Dou graças pela incrível capacidade de pensar... Como defensora dos presentes exclusivos da raça humana, dentre os quais destaco o raciocínio, aconselho a não pararmos de pensar...
Mas para garantir a qualidade das nossas sinapses ininterruptas, deixo um outro pensamento, este mais verdadeiro e confiável do que o ditado popular que inaugura esse post:
“Quero trazer a memória o que me dá esperança.” (Lamentações 3:21)

ESTIMULE SUA MENTE
TRANSFORME.MUDE.CONTINUE TRANSFORMANDO.