27 de novembro de 2011

Dê Graças - Don Moen

Fica aí um grande estímulo ao coração grato, a música de Don Moen:


É simples, podemos dizer todos os dias:
Give thanks, with a grateful heart
Give thanks, to the Holy One
Give thanks, because He's given
Jesus Christ His Son
Give thanks, with a grateful heart
Give thanks, to the Holy One
Give thanks, because He's given
Jesus Christ His Son
And now let the weak say "I am strong"
Let the poor say "I am rich"
Because of what the Lord has done for us


24 de novembro de 2011

Não desista nunca

Hoje meu agradecimento é uma provocação a mim mesma.
Em pleno dia de Ação de Graças, eu confesso ter achado um pouco difícil encontrar um motivo específico para ressaltar em agradecimento. Pura preguiça, pois certamente tive muitas coisas preciosas na data de hoje...

Mas se, por algum momento, as dificuldades e desafios do dia-a-dia tomaram espaço sobre minha capacidade de ser grata, imediatamente analiso como é desencorajador nos imaginar sozinhos a enfrentar esse panorama... É por isso que hoje gostaria de dar meu muito obrigada à ESPERANÇA, aquilo que nos move a continuar apesar de muitas coisas.

Eu tenho o costume de ligar para o meu namorado, Ely, sempre que eu enfrento uma dificuldade. E quando desligo, fico pensando quão privilegiada eu sou por ter para quem telefonar! Evidentemente, há centenas de questões que o Ly não pode resolver e nem aliviar para mim. Mesmo assim, sua companhia, apoio e amor são suficientes para transformar muita coisa - pelo menos dentro de mim!

E essa "injeção de adrenalina" é essencial nas nossas vidas. Inclusive, Aquele que nos criou estava absolutamente ciente disso e, então, veio à Terra para nos ensinar tudo aquilo que pode nos fortalecer para continuar vivendo. Deus trouxe sempre uma mensagem realista, consciente das dificuldades do mundo. Mas isso jamais abandonou sua essência, que é esperança.

Por isso Ele continua sendo força para os cansados, alívio para os sobrecarregados. Por isso Ele continua atual para qualquer ser humano. Por isso Ele continua sendo Vital para nossa caminhada.


"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos."
Hebreus 12:1-3
Inspirado pela pregação da Pra. Silvia Geruza na Igreja Betesda de São Paulo (20 de novembro de 2011)

23 de novembro de 2011

Hoje me vi, pela primeira vez


"Eu vi meu rosto. Hoje, pela primeira vez, eu realmente enxerguei com detalhe e precisão essa máscara permanente com a qual me apresento para o mundo.
Fui apresentada à desconhecida que sempre esteve ao meu lado. Poderia dizer que dormia com o inimigo, que era perseguida, que mexia com estranhos...
Meu rosto era um grande não saber. Um dos 30 x 15 cm mais relevantes que eu ignorava! Acho foi dessa forma que inventaram a expressão sobre o óbvio que nos era oculto: “estava na ponta do nariz”.
Deu até vontade de chorar: sei tão poucas coisas sobre mim. E, se isso – posso garantir! - não significa um caráter absolutamente altruísta, demonstra, sim, o cúmulo da ignorância!
- É aqui que eu costumo passar a base e o pó de arroz? Mas os defeitinhos estão um pouco mais para cima!
- Nossa, olha como nascem os fios do meu cabelo! Que impressionante!
- Nem tinha percebido esse corte no meu lábio inferior!

Tenho pensado muito sobre a vida. E as conclusões não são boas...
Sou daqueles paradoxos ambulantes; sou a típica jovem que male má viveu dezenove aninhos e já está cantando “Epílogo” com lágrimas de arrependimento; sou a típica estressada que só trabalha a metade de uma jornada de trabalho; sou daquele tipinho que recentemente eu detestava, aquele sem a menor curiosidade da mudança, conformado com os azedos tabus do mundo.
Ver meu rosto desembaçado – sem depender daquela máquina (leia-se óculos) para intermediar minha comunicação ocular – me deu nova esperança.
Eu que sempre acreditei na beleza dos contos encantados, até achei que deveria cuspir em sua perspectiva romântica da história. Mas se eu, astigmática, tive meu dia de Cinderela, será que não valeria a pena renovar as forças e novamente acreditar?
- Sim!! Não sei se foi um herói ou se foi a fada madrinha – se alguém teve dúvida, vou esclarecer, foi a Lente de Contato mesmo... Nas histórias de princesas e fadas, sempre há um final feliz. Embora na vida real não seja assim, saber que os sonhos talvez possam coexistir com a dureza do mundo é o suficiente! Surge, então, uma esperança que reconstrói a lógica de jamais desistir e se entregar."

Texto do dia 20 de outubro de 2011, quando recebi minhas lentes de contato temporárias. Porém, eu sabia que não poderia comprá-las na época. 
Na sexta-feira passada, dia 18 de novembro, ganhei de presente as duas lindas caixinhas com minhas lentes! O sonho descrito acima parecia impossível, o desafio, intransponível. Mas aconteceu. 
É para que eu possa ver quantas coisas maravilhosas ainda existem nessa vida...

13 de novembro de 2011

Agradecer é Declarar!

Tantas coisas maravilhosas passam despercebidas por nós na correria diária.
Mesmo que não tenhamos habilidade para lidar melhor com as escassas 24horas do relógio, é preciso manter nosso vocabulário de elogios bastante exercitado!


Hoje, num jantar agradável, palavras de amor e incentivo brotaram de mim naturalmente. Porém, admito que nos momentos de ânimos agitados ou na própria velocidade do cotidiano, a realidade não é esta. Inclusive admito que faz bastante tempo desde que eu disse algo de bom para o Criador do Universo. Ultimamente estive na defensiva, atuando como analista e comentarista oficial da sociedade que habita e usufrui do mundo por Ele desenvolvido.

E olhar para os pormenores me roubou o prazer de ter Sua companhia e reconhecer Suas qualidades incomparáveis. Mesmo assim, Ele não mudou nadinha...

Até que ouvi alguns versos de Jorge Vercillo... Então parecia já estar escrito e envolto em melodia tudo que eu gostaria de dizer para o Criador hoje.
E você que era só quimera
Hoje é minha vida
Hoje é meu amor
E o medo nunca mais me cega
O meu mundo explodiu em cor



Quimera é um animal mítico, que na música pode ser interpretado como algo impossível, um delírio. E Aquele que poderia parecer loucura, é o amor que vence o medo, que recolore a vida.
Vale a pena agradecer por Ele...