3 de setembro de 2008

Esperança

"Vestibular [adj.] 1.Concernente a vestíbulo;2.Diz-se do exame de admissão em qualquer escola superior."
Vestíbulo [sm]1.Espaço entre a via pública e a entrada de um edifício, átrio."
Tive a curiosidade de saber mais sobre essa palavra.
Vem do Latim Vestibulum que significa "entrada".

A curiosidade nasceu da hábito diário de falar no bendito vestibular.No meu contexto escolar, tudo parece girar em torno desse sacro evento, misterioso e místico, "distintivo" e definidor.
O verdadeiro interesse nesse exame é algo muito maior: o vestibular é a chave que abre as portas para o ensino superior de qualidade, para o mundo acadêmico, para a elite intelectual da nação e para os futuros formadores de opinião.
Futuro.A chave para o futuro.
Não que esse seja o único caminho.Mas é o mais ambicionado.
A seleção que acontece nessa prova acontece bem antes do momento em que o aluno senta na cadeira da universidade x e começa a responder o teste.
Com raras (e louváveis) excessões, estar pronto para o vestibular não significa ter apenas completado o ensino médio.Não qualquer ensino médio.
Eu mesma, por exemplo, entro em esmagadora vantagem.Tive "papaizinho", "mamãezinha", "vovózinha", todos investindo (acho que já chegamos a tal ponto) milhões em minha carreira.
Fui criada no curso de inglês, de teclado, de natação, academia, francês, ...
Era motivo de orgulho por minhas notas satisfatórias.
A partir desses estímulos, recebi prêmios, criaram-se oportunidades, fui recompensada e glorificada.

Mas é muito fácil quando se tem comida em casa, contas pagas, quando sua vida é exclusivamente para estudar;Quando a mãe professora e o pai advogado já dão a razão e o conhecimento o devido valor;Quando a vida já lhe deu motivos para valorizar tudo o que se recebe.

Se por um lado tenho amigos que acompanho na luta pelo seu próprio sustento e que por isso precisam adiar o doce sonho do ensino superior, também sou cercada de pessoas que, infelizmente, dentro de uma bolha, jamais tiveram a oportunidade de valorizar as oportunidades.

Entre o excesso e a escassez, fico com o melhor: a gratidão.
Reconheço que sou uma garota de sorte. "Gifted".
Não digo isso para meu orgulho.Pelo contrário, para que eu jamais esqueça do porque estou onde estou.

Outro dia, uma amiga minha me relatava uma cena que presenciou na rua, e que a fez refletir; uma garotinha dizia para a mãe, ambas no chão da calçada:
- Quando crescer, quero ser veterinária.
Quem dirá o quanto vai durar esse sonho? Quem vai contá-la que o acaso distribui oportunidades ao seu caráter?

Hoje, no jornal ESTADO, uma manchete dizia:"Brasileiro é o que tem mais esperança no futuro".
Posso não ser tudo o que eu gostaria, mas eu ainda posso mudar.Porque Graças a Deus eu tenho esperança no futuro.

Um comentário:

  1. Manuzinha! Oi!

    Adorei este post! O problema do vestibular é uma pessoa ter que decidir o que fará da vida (e pro resto dela) aos 17 anos! Absurdo. Por isso é que há tantos advogados trabalhando com comércio, jornalistas com administração e engenheiros com recursos humanos!

    Outro comentário: exceção é com "ç", ok? Putz! Agora vc deve estar pensando: Caramba! O Cesar acha que é quem pra me corrigir assim, em público!!!

    Calma, Manuzinha...rsrs. Eu tb sou um sofredor-esforçado da língua portuguesa! Me dano sempre! Acho que nunca vou aprender! Entre no link abaixo e veja se vc já viu um cara se ferrar mais feio do que eu me ferrei dessa vez! E por causa do idioma!

    http://ocontadorcausos.blogspot.com/2008/03/pretenes_6877.html

    Bjão! Parabéns pelo blog e pela qualidade dos textos! Vc surpreende pela capacidade de argumentação e reflexão incomuns para sua idade!
    Cesar

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Deixe seu recado.
MUITO OBRIGADA